
Psicologia Clínica
"Quando a alma está feliz, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam,
enfim, o mundo fica de bem consigo..."
Mahatma Gandhi
A sociedade vive hoje a um ritmo alucinante e cada vez mais competitivo, sendo as relações pessoais e afetivas muitas vezes descuradas, em detrimento de outras prioridades. Por vezes, temos dificuldade em expressar o que sentimos e como nos sentimos, e acabamos por ter a sensação de estarmos sós, mesmo que nos encontremos no meio de uma multidão.
Frequentemente, sem o demonstrar, a pessoa vive no seu mundo interno, um turbilhão de emoções com as quais tem dificuldade em lidar e, que podem conduzir a situações de ansiedade intensa e levar à sensação de “perda de controle” sobre a sua vida.
A Psicologia Clínica visa sobretudo reduzir o seu sofrimento físico e emocional, mostrando os vários caminhos possíveis para ajudá-lo na sua reorganização pessoal, familiar, social e afetiva, e para enfrentar as adversidades da vida, de forma a reencontrar o seu equilíbrio psicológico e o seu bem-estar.
********************
Hipnose Clínica
"Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos.
Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo."
A hipnose clínica é uma técnica natural e segura, que promove a ativação dos seus recursos internos, e que poderá ajudá-lo, no seu processo de mudança, ressignificando o acontecimento ou o sintoma que está a causar-lhe sofrimento.
A hipnose clínica, através da combinação da imaginação e da concentração da atenção, visa obter um estado ampliado de consciência, centrado na sua mente interior, e poderá até “desligar-se” do que se acontece à sua volta, podendo sentir um agradável estado de relaxamento.
Numa relação de confiança e de confidencialidade, e em função do objetivo pretendido, o transe hipnótico é induzido pelo terapeuta, levando a pessoa a uma focagem de atenção nas sugestões que lhe são apresentadas e, que irão permitir as mudanças comportamentais desejadas. Este processo acontece com a sua colaboração ativa e, não existe qualquer perda de controle, nem irá fazer nada contra a sua vontade.
A Psicologia, com recurso à Hipnose Clínica,
apresenta resultados muito positivos e bastante mais céleres,
no alívio dos sintomas que causam incómodo na nossa qualidade de vida,
sendo diversas as áreas de intervenção:
-
Luto e perdas pessoais
-
Apoio em situação de doença
-
Ansiedade, stress e fobias
-
Isolamento e inibição social
-
Medo de falar em público
-
Autoestima e autoconfiança
-
Dificuldades de sono e concentração
-
Gestão das emoções
********************

Apoio ao Luto
“A vida, por mais breve que seja, merecerá sempre ser vivida em toda a sua plenitude.
Nem a morte consegue ofuscar a validade de seus belos e inesquecíveis momentos.”
Freud
Todos passamos por várias perdas ao longo da nossa vida e, perder um ente querido, pode trazer um sofrimento enorme, deixando a pessoa completamente desorientada e sem saber como "seguir em frente".
Existem, no entanto, outros tipos de lutos/perdas que podem ser difíceis de elaborar. A interrupção de uma gravidez, o nascimento de um filho com alguma doença ou incapacidade, o fim de uma relação, uma doença grave, o desemprego, a desvalorização pessoal e, várias outras situações, podem desencadear reações psicológicas adversas, com sofrimento físico, emocional e social.
Nesta consulta, pretendemos ajudá-lo a atravessar o processo de luto, proporcionando-lhe as ferramentas necessárias para descobrir em si os recursos internos e as estratégias de mudança, que o irão ajudar a lidar e a ultrapassar o seu sofrimento e tristeza, abrindo-lhe caminho para novas formas de encarar o futuro e para recuperar o seu bem-estar físico e emocional.
********************
Terapias de Grupo
"A compreensão de outrem somente progredirá com a partilha de alegrias e sofrimentos."
Num ambiente de partilhas, onde impera o respeito e a aceitação, as Terapias de Grupo, tem por finalidade fomentar a troca de experiências entre os participantes, de forma a ajudar a libertar o sofrimento físico e emocional. Estes encontros servem também para promover aprendizagens sobre a vivência da dor, respeitando o tempo e os silêncios de cada um, porque todos somos diferentes e, neste espaço, não existem julgamentos ou juízos de valor, apenas acolhimento e compreensão.
Um dos ojetivos da Terapia de Grupo é o de possibilitar estar em contacto com outras pessoas que também estão a passar por uma experiência de perda. Embora cada vivência seja diferente e única, através da partilha de sentimentos e emoções, todos começam a se sentir ouvidos e compreendidos, ficando mais fortes e capacitados para enfrentar a situação.